sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO II




Ciclo Menstrual


Ciclo menstrual é o nome dos processos que ocorrem no sistema reprodutor feminino todo mês em decorrência da ação dos hormônios estrógeno e progesterona.

Fases do ciclo menstrual:


Fase menstrual


A menstruação é a eliminação do tecido endometrial, sangue, secreções e muco do útero, e dura de três a sete dias.

Durante este processo o nível de estrógeno e progesterona é baixo no sangue e permitem que o hipotálamo secrete o fator liberador do FSH (hormônio folículo-estimulante), estimulando a adeno-hipófise a produzir FSH e LH, estimulando o desenvolvimento do folículo primário.

Fase proliferativa

Nesta fase há um aumento na produção de estrógeno e a parede do endométrio começa ficar espessa. O folículo primário amadurece e começa secretar progesterona. Quando a produção de estrógeno chega ao seu máximo, o LH também tem um aumento na sua produção, provocando a ruptura do folículo maduro, ocorrendo a ovulação, próximo ao 14º dia após o início da menstruação.

Essa fase é chamada de proliferativa, pois as células do endométrio se proliferam e recebem vasos sanguíneos.

Fase secretora

Após a ovulação, o folículo que se rompeu sofre algumas transformações, tornando-se amarelado e recebe o nome de corpo lúteo, ou corpo amarelo. Sua função é produzir progesterona e estrógeno. Com o aumento da produção destes hormônios, a produção de LH e FSH cessa.



Ciclos reprodutivos da mulher

Ciclos mensais que se iniciam na puberdade e ocorrem durante toda a vida reprodutiva. Depende de hormônios provenientes do hipotálamo, hipófise e ovários.

• GnRH- hormônio liberador de gonadotrofina – hipotálamo

• FSH- hormônio folículo estimulante – hipófise – estrógeno

• LH- hormônio luteinizante – hipófise – progesterona

O endométrio está pronto para receber o embrião e está ricamente vascularizado. Por volta da 4ª semana, o corpo lúteo regride e cessa a produção de hormônios. Se não houver fecundação o endométrio é eliminado através da menstruação, iniciando um novo ciclo menstrual.








Fecundação e Implantação. Após a fecundação o ovo começa a se dividir formando o zigoto


O zigoto se divide em duas células, depois quatro células, e assim em diante até formar o blastócito. O blastócito vai se implantar na parede do útero e dar origem ao embrião


O vestíbulo é demarcado da parte caudal da vagina por uma prega rudimentar , o hímen. A parede do vestíbulo contém os orifícios da uretra , as glândulas vestibulares maiores e menores.


O clitóris está localizado na região caudal extrema do vestíbulo.

EXAMES

Teste de Papanicolaou (Pap)

Por meio de uma raspagem, extraem-se células do colo uterino para investigar a presença de um possível cancro. Em geral, recomenda-se que as mulheres façam este teste uma vez por ano, a partir da primeira relação sexual ou ao fazer 18 anos. O método é seguro e só requer alguns segundos.

Ecografia

São aplicados ultra-sons (ondas sonoras a uma frequência demasiado alta para serem ouvidas) através da parede abdominal ou da vagina. O perfil do seu reflexo fora das estruturas internas é observado num monitor para confirmar a condição e o tamanho de um feto e para contribuir para o diagnóstico de anomalias fetais, gravidez múltipla, gravidez tubária, tumores, quistos ou outras anomalias nos órgãos pélvicos. A utilização de ultra-sons não provoca dor. Também é utilizada na amniocentese e em outros processos de colha de amostras.